Somos 100% carbono neutro

Chegou a hora de pisar mais leve. Repensar hábitos. Ressignificar formas de existir. Entender o que mudar e o que levar adiante com o conforto das boas escolhas. Criamos os calçados mais sustentáveis possíveis para o planeta. Nosso guia é o conforto para os seus pés e suas escolhas.

Somos 100% carbono neutro

Pilares da Alme

  • Design consciente e matérias primas de menor impacto ambiental

  • Responsável, sustentável e circular

  • Tecnologia para potencializar o conforto

  • Feito com respeito no Brasil

Ande bem com o mundo. Circule com Alme.

Inspirados pelos ciclos da natureza, criamos calçados com passado, presente e futuro. Com Alme você sabe onde está pisando: dos tecidos naturais e reciclados, passando pela tecnologia única do conforto, até o descarte responsável. E cada passo com compensação de carbono, que preserva as florestas brasileiras. Somos 100% carbono neutro: contra a mudança climática e a favor da mudança de hábitos.

Ande bem com o mundo. Circule com Alme.

Alme é dos ciclos

Do ciclo da cana-de-açúcar, das garrafas PET, das fontes renováveis e dos recomeços - com a reciclagem. Caminhamos para uma Terra melhor de viver. Com beleza e conforto, gente e natureza, manual e industrial. Uma convivência equilibrada sobre o mesmo chão.
Entenda de onde vem os principais materiais que compõe os nossos calçados.

  • Garrafas PET recicladas
    Garrafas PET recicladas

    Garrafas PET recicladas ganham um novo destino: se transformam em fios que dão origem a tecidos utilizados nos tênis e cadarços da Alme. Dispensamos o uso de matéria-prima virgem e apostamos na transformação do que já existe como o caminho certo a seguir.

  • Cana de açúcar
    Cana de açúcar

    Matéria prima que é base do EVA Verde, utilizados nas palmilhas e solas levíssimas da Alme. Diferente do EVA tradicional que utiliza combustíveis fósseis no seu processo, o nosso EVA é a base de plantas.

  • Algodão reciclado
    Algodão reciclado

    Aparas e retalhos da indústria têxtil brasileira são desfibrados e transformados em novos fios, dando vida a um novo tecido que usamos nos nossos produtos. Tudo é reaproveitado, garantindo a circularidade na essência do seu Alme.

  • Lã brasileira
    Lã brasileira

    A lã é 100% brasileira. De ovelhas criadas soltas e tratadas com carinho nas fazendas no Rio Grande do Sul.
    Antes da chegada do verão, a lã é retirada das ovelhas pelo processo da esquila - um manejo cuidadoso, que respeita o bem-estar animal. Ela é preparada e transformada em fios que usamos nos nossos cabedais. Macia, respirável e sustentável, ela garante o equilíbrio térmico para você utilizar seu Alme em qualquer época do ano.

  • Adesivo a base d’água
    Adesivo a base d’água

    O adesivo que usamos no processo de montagem da Alme é à base d’água. Não contém solventes, cuidando da saúde de quem produz nosso sapato e também do meio ambiente.

  • Papel certificado
    Papel certificado

    As etiquetas utilizadas em nossos tênis são feitas em papel certificado FSC (Forestry Stewardship Council) e recebem acabamento de látex para garantir durabilidade. O mesmo selo é garantido na embalagem, que protege o sapato até chegar na sua casa.

Conforto nos pés até a consciência

Entenda a pegada de carbono

Entenda a pegada de carbono

Pegada de carbono é um termo utilizado para medir o impacto das nossas atividades a partir do cálculo da emissão de gás carbônico (CO2). Toda atividade que fazemos gasta energia do nosso corpo, certo? Com a Terra também é assim: tudo que produzimos emite CO2 para a atmosfera. E esse excesso de CO2 contribui para a mudança climática.

  • O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases presentes na atmosfera e faz parte dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEE).

    O Efeito Estufa é causado pelo acúmulo de gases na atmosfera, que impedem que o calor seja liberado para o espaço, mantendo assim a temperatura do planeta. O excesso desses gases aumenta a temperatura normal da Terra, provocando mudanças climáticas. Derretimento do gelo, verão mais quente que o normal, neve em lugares atípicos, extinção de espécies... são cenários que não queremos nem no presente ou no futuro.

  • Para mudarmos esse cenário acreditamos em 4 passos essenciais: avaliar o impacto do nosso consumo, melhorar as escolhas de materiais e processos na nossa produção, mensurar todo nosso impacto e compensar 100% a nossa pegada de carbono. E manter esse ciclo vivo.

    Gráfico com os quatro passos essenciais para mudarmos 100% a nossa pegada de carbono
  • Tudo começa pela escolha dos materiais.

    Na criação de cada Alme damos preferência a materiais biodegradáveis, reciclados e de fontes renováveis, assim reduzimos o impacto do nosso produto e sua pegada de carbono. Cada produto tem a sua pegada e nós calculamos o total de acordo com o volume que produzimos. As emissões totais da Alme são compensadas com apoio à preservação das florestas brasileiras. Nós investimos no projeto REDD+ de preservação da floresta Amazônica na região do Rio Jari localizado no Pará. O projeto oferece proteção à floresta e apoia o desenvolvimento da agricultura familiar, evitando o desmatamento e minimizando os impactos socioambientais.

    Conheça mais sobre o projeto

  • Os créditos de carbono existem para que empresas, instituições e pessoas possam compensar suas emissões de CO2. Cada tonelada de CO2 emitida equivale a 1 crédito de carbono. Os créditos representam investimento financeiro conectado diretamente com a preservação e regeneração de áreas verdes, por meio de projetos de reflorestamento ou preservação de biomas.

    Na Alme mensuramos nossas emissões e compensamos 100% delas em créditos de carbono. Ou seja: garantimos que o equivalente ao nosso impacto de CO2 seja investido em ações que estimulem a captura do CO2 na atmosfera. Uma dessas ações é a preservação da floresta em pé.

    • Nesse ano, compensamos o equivalente a (essa parte ainda está em ajuste).Nesse ano, compensamos o equivalente a (essa parte ainda está em ajuste).
    • X corridas São Silvestre, no nível de emissões dos nossos transportes.X corridas São Silvestre, no nível de emissões dos nossos transportes.
    • X macaranãs, em hectares de floresta.X macaranãs, em hectares de floresta.
    • X kg de café, em emissão de CO2 na produção de cada Alme.X kg de café, em emissão de CO2 na produção de cada Alme.
Entenda a pegada de carbono

Compromissos da Alme

Compromissos da Alme
  • 1. Realizar a Análise de Ciclo de Vida em 100% dos desenvolvimentos de novos produtos
  • 2. Compensar 100% das emissões de CO2 da nossa produção
  • 3. Rastrear 100% todos os produtos até 2024
  • 4. Compensar o frete do produto até a casa do consumidor em todos os canais até 2024
Compromissos da Alme

Alme circular

A Natureza é circular e buscamos inspiração nela para fechar o ciclo dos nossos produtos. O que acontece depois que o produto vai para a sua casa? Qual a forma mais adequada de cuidar do meu Alme? Aprofundamos projetos que já existiam dentro de casa e repensamos a nossa relação com o pós-uso dos sapatos.

  • Alme Retorna
    Alme Retorna

    Um destino responsável para produtos descaracterizados. Você encontrará uma urna Alme Retorna nas lojas físicas da Alme. Você poderá levar sapatos que não estão mais em condições de uso de qualquer marca. Mensalmente nós destinamos o montante para um parceiro de coprocessamento, que transforma esse resíduo. Ele é reinserido em um novo ciclo de produção e é usado como combustível para a produção de cimento. Assim, substituímos uma parte do combustível fóssil dessa indústria, poupando o meio ambiente no consumo de recursos naturais e evitando também a produção do lixo.

  • Alme + Troc
    Alme + Troc

    Gerar valor através do second hand. Para aquele produto que não combina mais com o seu estilo e que você gostaria de revender. Alme e Troc são parceiras para fazer a moda circular. Você pode enviar seus Almes para a TROC, ou mesmo encontrar a TROC BAG no ponto de coleta na Alme Oscar Freire. Ainda não conhece a TROC? Então clica aqui!

Parceiros e certificações

Acompanhe a alme

Receba nossas novidades