Julho Sem Plástico: o que você pode fazer?

11 Jul

Venha conferir as dicas da Alme!

Você sabia que 40% dos plásticos são descartados durante os primeiros 20 minutos de uso? Esse dado da campanha suíça “Mar sem Lixo. Mar da Gente.” é real e deve nos provocar a necessidade de mudar de atitude. 


O movimento Julho Sem Plástico (Free Plastic July) começou em 2011, com o intuito de reduzir o consumo de plástico ao redor do mundo. A ideia era realmente alertar sobre o grande impacto que esse material (que demora aproximadamente 500 anos para se decompor) gera no planeta. E no Brasil, o 4º país do mundo no ranking dos que mais geram lixo plástico, esse cenário é bastante alarmante.  


Nós, da Alme, acreditamos muito na mudança de hábitos como uma primeira atitude essencial para a transformação de realidades maiores. Uma das nossas premissas é o zero plástico em nossas embalagens – uma iniciativa que faz a diferença. Nós criamos alternativas sustentáveis, valorizando o conforto das boas escolhas.


Por isso, trouxemos aqui 5 dicas de como aderir ao Julho Sem Plástico (e levar essas mudanças para o ano inteiro!):  


  1. Troque as sacolas plásticas pela ecobag! Sempre ande com uma sacola de pano na bolsa caso precise fazer compras na farmácia, mercado ou carregar algo que não caiba na bolsa.  
  2. Que tal deixar para lá as garrafas plásticas? Escolha alternativas como as garrafas de metal e iniciativas legais do mercado - Água na Caixa, por exemplo, traz as embalagens incríveis de papel de florestas certificadas e cana de açúcar. Você também pode pedir para os estabelecimentos completarem sua garrafa com a “água da casa” - basicamente a água filtrada.
  3. Questione as marcas que você consome. Quem compra tem o poder de perguntar, e mais que tudo, incentivar e provocar que as coisas mudem. A sua escolha de consumir marcas conscientes e sustentáveis pode fazer toda a diferença.  
  4. Abra as portas ao conhecimento. Quanto mais a gente sabe, mais quer saber e menos vive no automático. Acreditamos no poder das boas informações! Procure fontes confiáveis e fique atualizado sobre as temáticas globais e brasileiras sobre poluição, reciclagem, iniciativas tecnológicas e muito mais.  
  5. Recicle! A reciclagem é uma maneira simples e muito eficaz de reduzir impacto a partir do descarte adequado de resíduos. Te convidamos a entender como cuidar dos seus resíduos e estimular essa prática cheia de oportunidades no Brasil. 


E lembre-se: todo gesto importa. Vamos juntos através do conforto dos pés à consciência!  


Circule com Alme. #JulhoSemPlástico


você também vai gostar

Acompanhe a alme

Receba nossas novidades