Cuidar de si para cuidar de todxs: 5 práticas de autocuidado

17 Mar

Focar em práticas de autocuidado é a melhor atitude que podemos ter neste momento.

Além de estar cuidando de si mesmo, esse gesto também ajuda a cuidar de todas as outras pessoas ao nosso redor - e da sociedade como um todo.


Trazemos algumas dicas para que você fique atenta à sua saúde - tanto física quanto mental - nesses dias (e em todos os outros!).


Além de lavar bem as mãos e seguir as recomendações dos especialistas, há outras práticas de autocuidado que você pode ter e que farão uma enorme diferença:


Alimente-se bem

A alimentação é uma aliada importantíssima para o fortalecimento do sistema imunológico. Então, além de se alimentar de forma saudável, escolha itens voltados especificamente para dar um up na imunidade.


Vegetais escuros, frutas cítricas, iogurte natural, alho e gengibre são alguns exemplos de alimentos que você pode adicionar à dieta. Além disso, também é fundamental se manter hidratado, beba muita água!


Cuide do seu sono

O sistema imunológico também tem uma estreita relação com o sono. Dormir bem aumenta a nossa resistência.


Enquanto descansamos, o nosso organismo realiza os ajustes necessários para o bom funcionamento das defesas naturais. Portanto, procure dormir o suficiente e ter um sono de qualidade.


Faça coisas que te deixem feliz


O que você gosta de fazer no seu cantinho? As práticas de autocuidado também envolvem estar bem mental e emocionalmente. Então, que tal aproveitar para colocar a leitura em dia, assistir a filmes da sua lista, terminar aquela série que você adora ou cozinhar aquele prato que você ama?

Ficar em casa pode ser muito prazeroso. Não pense nas restrições como algo tão negativo, busque o que lhe ajuda a aproveitar este momento. 


Mantenha a positividade

Cuidar de si também inclui saber equilibrar as necessidades de cuidado sem deixar que a preocupação se torne excessiva. Em momentos como este, manter a positividade é um gesto que faz toda a diferença.


Filtrar as notícias e verificar as fontes de informação são atitudes essenciais nesse momento. Não dê atenção à rumores, siga as informações oficiais e mantenha-se positiva.


Siga leve a sua jornada

Sabe esses pequenos gestos que você já tem como hábito? Dê uma atenção extra para eles! 

Lave as mãos com atenção e carregue aquele frasco de álcool gel na bolsa. Foque nas práticas de autocuidado seguindo o seu ritmo e com passos leves.


Já que temos que deixar os abraços para mais tarde, um sorriso é um ótimo cumprimento. Além de demonstrar empatia, provavelmente você vai receber em troca um sorriso também - você vai ver, isso pode mudar o seu dia!




Não podemos esquecer que todo caminho tem as suas curvas e que é importante seguir com leveza, um passo de cada vez.


Estamos todos juntos nesta jornada. Cuidando de si para cuidar de todxs.



Se você passar por nossas lojas, daremos toda a atenção e cuidado em seu atendimento.

Se preferir, realizamos também atendimento online e por whatsapp. Contate sua loja ALME preferida e saiba mais sobre nosso sistema de entregas.


  •  Rua Oscar Freire, 1105

Contato (11) 2640 4568 | (11) 96646 3726



  • Shopping Iguatemi São Paulo, piso térreo

Av. Brg. Faria Lima, 2232

Contato (11) 4637 0740



  • Shopping Pátio Higienópolis, andar Higienópolis

Rua Doutor Veiga Filho, 133

Contato (11) 3823 2472 | (11) 96640 7576



  • Shopping Morumbi, andar térreo

Av. Roque Petroni Júnior, 1089

Contato (11) 5181-1766 | (11) 96303 5893



  • Shopping Vila Olímpia, andar térreo

Rua Olimpíadas, 360

Contato (11) 3842-4808 | (11) 97272-7017



  • Shopping Ibirapuera, piso Moema

Av. Ibirapuera, 3103

Contato (11) 5533-9734 | (11) 973108427



você também vai gostar

Acompanhe a alme

Receba nossas novidades