4 Rituais para trabalhar em home office

24 Mar

Trabalhar em home office tem muitas vantagens. Ficar no conforto da sua casa, ter maior flexibilidade e independência e poder se alimentar de forma mais saudável são alguns dos benefícios. Queremos ser positivos neste momento, então vamos tirar o melhor proveito da situação, não é mesmo?


Sabemos que trabalhar em casa também pode trazer desafios. Afinal, é muito fácil se distrair com as tarefas domésticas, ficar de pijama o dia todo ou ceder à tentação de comer o tempo inteiro.


A notícia boa é que alguns rituais diários ajudam a manter a concentração em casa, além de garantir que você cuide da sua saúde física e mental.


Preparamos cinco dicas de rituais para trabalhar em home office e ser produtiva, sem deixar o autocuidado e a qualidade de vida de lado. Vamos juntas?





1. Criar uma rotina diária para trabalhar em home office

Ter uma rotina é bem importante para conseguir se concentrar no trabalho, realizar as tarefas de casa, ter momentos de lazer, dormir e se alimentar bem. Anote seus horários!


Ao definir horários para cada atividade, você consegue separar o tempo de trabalho e o tempo de descanso. Assim você faz um compromisso pessoal para não passar tempo demais trabalhando nem deixar aquelas pausas de lazer prejudicarem a sua produtividade. 


2. Trabalhar em um ambiente adequado

O ideal para trabalhar em home office é que você tenha um espaço com o conforto e o silêncio tão necessários. Se tiver um cômodo somente para isso, com escrivaninha e cadeira, melhor ainda.


Quem precisar adaptar um ambiente e usar a mesa de jantar, por exemplo, precisa criar um espaço que inspire este momento de trabalho. Pois a gente sabe que silêncio, comodidade e organização são fundamentais, não é?


Faça uma pequena decoração na sua mesa, coloque seus livros, cadernos e canetas de uma forma que lembre que é momento de trabalhar e não de distração. Pois trabalhar em um ambiente agradável, com boa iluminação e visual adequado, influencia muito na capacidade de concentração.


3. Acertar o passo para equilibrar produtividade e leveza

O autoconhecimento pode ser valioso para trabalhar em home office e ser produtiva. Observe em qual horário você rende mais e organize-se de forma a aproveitar isso. Algumas pessoas conseguem ter mais foco pela manhã, outras à tarde ou à noite.


Você se concentra mais ouvindo música ou no silêncio absoluto?

Tem algum gênero musical que traz mais foco?

Avalie esses fatores para buscar o seu caminho e encontrar a melhor dinâmica de home office para você. 


4. Vestir-se de forma arrumada e confortável

Trabalhar em home office não deve ser sinônimo de ficar de pijama o dia todo. Acredite: vestir-se minimamente arrumada ajuda o seu cérebro a compreender que é hora de trabalho. Consequentemente, ficar de roupa “largada” prejudica a concentração e a produtividade.


Ao se arrumar, é claro que o conforto deve estar em primeiro lugar para encarar o dia com leveza. Para isso, separamos algumas ideias de sapatos confortáveis da ALME para trabalhar em home office:


Sapatilhas e mocassins



As sapatilhas seguem sendo uma das opções mais confortáveis e práticas - e também são ótimas para ficar em casa. Assim como os mocassins, uma outra alternativa de sapato fechado para ficar com um ar mais elegante.


Como todos modelos ALME, esses também têm palmilha com memória que é super macia e absorve o impacto sem se deformar com o tempo.


Rasteiras e mules

Se preferir ficar com os pés mais livres, leves e soltos - e a temperatura permitir -, as rasteirinhas e as mules são ótimas companheiras. Fáceis de calçar (e de descalçar nos momentos de pausa!). Elas também são confortáveis, resistentes e combinam com tudo.



você também vai gostar

Acompanhe a alme

Receba nossas novidades