Qual a relação da Alme com a tecnologia para os negócios digitais? Por Lara D'ávila

03 Ago

5 Aprendizados que servem para negócios, produtos e para a própria vida!  

  

  

Tem dica valiosa no final!  

  

  

Prazer, eu sou Lara D´Avila, comunicadora e uma incansável estudiosa sobre autoconhecimento, sustentabilidade e inovação, e tive a oportunidade de participar do Fórum de E-commerce Brasil 2023 convidada pela Alme.  

  

  

Nossa conexão começou na minha mudança pra São Paulo, em uma ida a Flagship onde fui ouvir sobre o futuro da moda com o Dudu Bertolini. Sempre acreditei que consumir moda é uma forma de mudar o mundo, afinal sempre vamos estar consumindo, mas por que não fazer isso de uma forma mais consciente? Pensar na cadeia de pessoas envolvidas na produção, projetos e compromissos com o meio ambiente. Depois que me mudei para cá, senti que meu estilo mudou junto comigo, continuei vestindo o que gostava mas andar pela cidade pede mais conforto nos pés.  

 

A Alme, que me convidou para participar do evento, é uma marca do grupo Arezzo&Co, que conversa com meu estilo de vida e trabalha conforto, design e consciência. É 100% carbono neutro, pois compensa suas emissões de CO2 através um projeto que preserva a Floresta Amazônica, no Vale do Jari. O Fórum E-commerce Brasil é um evento que reúne os principais profissionais, empresas e especialistas para discutir as tendências, estratégias e inovações no mundo do ecommerce.  

 

E como a Alme conversa com o evento?  

 

Quando falamos de inovação e novos comportamentos, abrimos espaço para que surjam as boas práticas em tecnologia e sustentabilidade. E tudo isso conectado sempre a novos públicos e uma mentalidade que foca no estilo de vida, bem estar e tecnologia em todos os mercados. Ao trazer a rastreabilidade, compensação de carbono, escolha de materiais de menor impacto e, claro, tudo ligado a uma estética moderna e design tecnológico, tudo faz sentido.  

  

  

Durante os 3 dias foram diversos painéis, da transformação digital e tecnologia ao marketing, gestão e operações. Pude estar presente em alguns deles e absorver conhecimentos essenciais para potencializar ao máximo o ambiente digital e a proximidade das marcas com seus consumidores.  

  

  

5 aprendizados e tendências essenciais (do digital para a vida)!  

  

  

1. Resiliência: O mercado digital é dinâmico e está em constante mudança.  

  

Novas tecnologias, comportamentos do consumidor e concorrência acirrada exigem que as empresas estejam preparadas para se adaptarem rapidamente a novas situações.  

  

Invista em pensamento crítico, criatividade e colaboração.  

É importante estarmos abertos a mudanças e prontos para ajustar estratégias conforme necessário.  

  

  

2. THINK, FEEL, DO.   

  

  

Preste atenção aos movimentos a sua volta. Se guiar pelo o que o consumidor sente, deseja e precisa é o melhor caminho.  

  

Ao compreender como o consumidor se sente podemos criar experiências mais assertivas e gerando mais satisfação e fidelidade.  

  

3. Criatividade e Simbiose Tecnológica  

  

  

Automação e a inteligência artificial vem desempenhando papéis cada vez mais importantes no ambiente digital, é crucial que as empresas encontrem maneiras de utilizar a tecnologia para potencializar a criatividade humana, em vez de substituí-la.  

  

  

4. Muito além do consumo   

  

Relações baseadas em "Compre Agora" ou de uma só via estão no passado.  

É importante construir relacionamentos duradouros e significativos com o cliente, oferecendo conteúdo relevante, experiências positivas e valor agregado.  

  

Dessa forma, mesmo que o consumidor não realize uma compra imediatamente, ele pode ser impactado de forma positiva, falar da sua marca, lembrar dela e estar mais propenso a considerá-la no futuro.  

  

  

5. Inclusão   

  

  

DICA QUE SUSTENTA!  

  

  

O case da Magalu começou na verdade quando a empresa reconheceu que tinha um problema.  

Não haviam pessoas pretas o suficiente em cargos de liderança.  

  

O quadro de funcionários era composto 53% por funcionário negros, e desse valor apenas 16% desses colaboradores ocupavam cargos de liderança.  

  

Movidos por esses números, decidiram criar um Programa Exclusivo de Trainee somente para pessoas negras.  

  

Além dos resultados esperados, o programa teve efeitos secundários, provocando reflexões sobre a diversidade entre os mais de 40 mil colaboradores da empresa.  

  

  

  

5. Aposte nas Redes Sociais: Aprendendo a falar com os jovens dentro de suas plataformas.  

  

  

Assim como outras Redes Sociais, o Tik Tok vem se destacando pela melhor comunicação com o público jovem.  

  

Mas como?  

  

Informação vem junto com entretenimento.  

As marcas fazem parte de um conteúdo e de uma comunidade, não entram somente como publicidade.  

  

A criação de um ecossistema que entende o que o usuário se interessa, apresenta oportunidades similares aos valores de compra. Com uma abordagem criativa e autêntica, as empresas podem se destacar, ter uma relação melhor com o algoritmo e alcançar resultados significativos.  

   

Teve algum insight?  

Compartilha! O digital também proporciona conexões inesperadas e potentes! 


você também vai gostar