Em sua 6ª edição, o Brasil Eco Fashion Week aconteceu no SENAC Lapa Faustolo e é o maior evento de moda sustentável do Brasil. No dia 03 de dezembro, a Alme apresentou um desfile com o propósito de conscientizar o público sobre a importância das escolhas conscientes. Eurico Humano, diretor criativo do desfile, apresenta uma coleção dividida em três ciclos: a sensibilização, o germinar e o agir. ‘’Falar sobre sustentabilidade tem relação direta com a responsabilidade que nós, como seres humanos, possuímos não só com o nosso indivíduo, mas também com o coletivo. Essa é uma história poética contada na passarela em um passo a passo, desde a sensibilização por meio dos sons da natureza, até o despertar e transbordar dela por meio de cada um presente’’, aponta o também nosso head de produtos.
O ciclo da sensibilização, que desperta e acorda representando o sentir, trouxe o tênis Lume para a passarela. Ele é produzido com algodão e borracha reciclados, que possuem textura e paleta de cor orgânica.
O germinar, que faz brotar o sentimento verde até que ele transborde para o mundo exterior, foi representado pela slide Ecoa, feita com materiais alternativos aos derivados fósseis como EVA Verde, que vem do etanol, EVA reciclado, plástico reciclado e pó de pneu reciclado. É um produto certificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) como vegano e 100% reciclável.
O terceiro e último ciclo, que é o da conscientização e ação, foi marcado pelo tênis Carbon Neutral, lançamento da Alme para o início de 2023, que combina inovação em materiais, design e muito conforto.
Acreditamos que toda decisão gera uma consequência e que é cada vez mais necessário estar consciente para que o futuro seja possível. Por isso, nos preocupamos não só com a compensação de emissão de CO2, mas também com a rastreabilidade das matérias primas, como explica Isabella Barbieri, head da Alme: “A Alme realiza análise de ciclo de vida para entender a pegada de carbono de todos os seus produtos e assim compensar 100% das suas emissões. Todos os produtos desenvolvidos pela marca acompanham passaporte digital com os dados de rastreabilidade para que exista total transparência e consciência no consumo".
Com toda essa consciência ambiental, buscamos parceiros para o desfile que estivessem alinhados com os pilares de conforto, sustentabilidade, responsabilidade e design consciente em todo o processo. Por isso, as roupas e acessórios foram das marcas My Basic, Atoll Circle, Muush e REPREVE. O styling ficou por conta de Ana Parisi.